Definição – O que significa Máquina Boltzmann Restrita (RBM)?
Uma máquina de Boltzmann restrita (RBM) é um tipo de rede neural artificial inventada por Geoff Hinton, um pioneiro em aprendizado de máquina e projeto de rede neural.
Este tipo de rede generativa é útil para filtragem, aprendizagem de recursos e classificação, e emprega alguns tipos de redução de dimensionalidade para ajudar a lidar com entradas complicadas.
A Definirtec explica a Máquina Boltzmann Restrita (RBM)
A máquina de Boltzmann restrita é assim chamada porque não há comunicação entre as camadas do modelo, que é a “restrição” do modelo. Os especialistas explicam que os nós RBM tomam decisões “estocásticas” ou que são determinadas aleatoriamente. Vários pesos mudam a estrutura da entrada e as funções de ativação processam a saída de um nó. Como outros tipos de sistemas semelhantes, a máquina Boltzmann restrita opera com camadas de entrada, camadas ocultas e camadas de saída para obter resultados de aprendizado de máquina. O RBM também foi útil na criação de modelos mais sofisticados, como redes de crença profunda, empilhando RBMs individuais juntos.