Definição – O que significa Máquina Boltzmann?
Uma máquina de Boltzmann é um tipo de rede neural recorrente na qual os nós tomam decisões binárias com alguma tendência. As máquinas Boltzmann podem ser ligadas para fazer sistemas mais sofisticados, como redes de crenças profundas.
Uma máquina Boltzmann também é conhecida como uma rede Hopfield estocástica com unidades ocultas.
Definirtec explica a máquina Boltzmann
Embora a máquina Boltzmann tenha o nome do cientista austríaco Ludwig Boltzmann que criou a distribuição Boltzmann no século 20, esse tipo de rede foi na verdade desenvolvido pelo cientista de Stanford Geoff Hinton. Ele está intimamente relacionado à ideia de uma rede de Hopfield desenvolvida na década de 1970 e depende de ideias do mundo da termodinâmica para conduzir o trabalho em direção aos estados desejados. Na verdade, alguns especialistas podem falar sobre certos tipos de máquina de Boltzmann como uma “rede Hopfield estocástica com unidades ocultas”.
Na máquina de Boltzmann, há um desejo de alcançar um “equilíbrio térmico” ou otimizar a distribuição global de energia onde a temperatura e a energia do sistema não sejam literais, mas relativas às leis da termodinâmica. Em um processo denominado recozimento simulado, a máquina de Boltzmann executa processos para separar lentamente uma grande quantidade de ruído de um sinal. As máquinas de Boltzmann usam unidades binárias estocásticas para atingir o equilíbrio de distribuição de probabilidade, ou em outras palavras, para minimizar a energia.
As máquinas Boltzmann restritas são máquinas nas quais não há conexões intra-camadas nas camadas ocultas da rede.