Definição – O que significa Máquina de Auto-replicação?
As máquinas auto-replicantes são uma categoria de robôs autônomos que podem fazer cópias ou se reproduzir de forma autônoma com a ajuda de matérias-primas do ambiente existente. A máquina autorreplicadora é baseada no conceito de autorreplicação encontrado na natureza. O desenvolvimento posterior do conceito de máquina auto-replicante é considerado uma parte crítica de muitos planos futuros, como a mineração de cinturões de asteróides e luas para minerais e minérios.
Definirtec explica a máquina de auto-replicação
O conceito de máquinas auto-replicantes foi examinado e popularizado por Homer Jacobsen, Freeman Dyson e John von Neumann, que trabalharam na máquina auto-replicante “construtor universal” que operava em um ambiente de autômato celular. Na verdade, John von Neumann foi o primeiro a estudar a ideia, e os replicadores também foram chamados de “máquinas de von Neumann”. O conceito se baseia na automação tradicional e também na tecnologia de grande escala. Alguns os imaginam como robôs ou nanobots que podem se auto-replicar e vasculhar os materiais necessários para se copiar.
As máquinas auto-replicantes têm uma ampla gama de aplicações, especialmente no campo da exploração espacial. Uma das aplicações muito discutidas de máquinas autorreplicantes vem na exploração de vastas distâncias no espaço a um custo mínimo. Máquinas auto-replicantes podem ser usadas como uma abordagem potencial para a comercialização de espaço, como o desenvolvimento de painéis solares orbitais. Também pode ser usado em planetas de terraformação, bem como para limpeza ambiental.
Existem, no entanto, riscos que precisam ser resolvidos para máquinas autorreplicantes. Algumas das maiores preocupações associadas ao conceito incluem:
- A possibilidade de máquinas auto-replicantes emergirem como um desafio para a humanidade
- O uso de máquinas autorreplicantes como ferramenta de opressão
- Crescimento descontrolado e consumo de recursos por máquinas autorreplicantes