Definição – O que significa Mapeamento Objeto-Relacional (ORM)?
Mapeamento relacional de objeto (ORM) é uma técnica de programação na qual um descritor de metadados é usado para conectar o código do objeto a um banco de dados relacional. O código do objeto é escrito em linguagens de programação orientada a objetos (OOP), como Java ou C #. ORM converte dados entre sistemas de tipo que são incapazes de coexistir em bancos de dados relacionais e linguagens OOP.
Definirtec explica o Mapeamento Objeto-Relacional (ORM)
O ORM resolve a incompatibilidade do código-objeto e do banco de dados relacional com três abordagens: ascendente, descendente e encontro no meio. Cada abordagem tem sua parcela de vantagens e desvantagens. Ao selecionar a melhor solução de software, os desenvolvedores devem compreender totalmente o ambiente e os requisitos de design.
Além da técnica de acesso a dados, os benefícios do ORM também incluem:
- Desenvolvimento simplificado porque automatiza a conversão de objeto para tabela e tabela para objeto, resultando em menores custos de desenvolvimento e manutenção
- Menos código em comparação com SQL incorporado e procedimentos armazenados manuscritos
- Cache de objeto transparente na camada de aplicativo, melhorando o desempenho do sistema
- Uma solução otimizada que torna um aplicativo mais rápido e fácil de manter
O surgimento do ORM no desenvolvimento de vários aplicativos criou desacordo entre os especialistas. As principais preocupações são que o ORM não funciona bem e que os procedimentos armazenados podem ser uma solução melhor. Além disso, a dependência do ORM pode resultar em bancos de dados mal projetados em certas circunstâncias.