Definição – O que significa o Mapeamento de Bump com Mapeamento do Ambiente (EMBM)?
Mapeamento de relevo mapeado por ambiente (EMBM) é uma técnica avançada de mapeamento de relevo aplicada usando uma combinação de mapas diferentes. Requer um mapa de textura, um mapa de relevo e um mapa de ambiente. Uma saliência é simulada alterando a iluminação em áreas da superfície em que a saliência está localizada. O mapa de relevo contém um valor para as coordenadas texel encontradas no mapa de textura. O mapa de relevo e o mapa de ambiente são combinados e o mapa de ambiente alterado resultante é aplicado à textura original.
Definirtec explica o mapeamento de relevo com mapeamento de ambiente (EMBM)
O mapeamento de relevo mapeado pelo ambiente é uma técnica que permitirá a adição de um nível mais alto de detalhes do que é possível com polígonos mapeados por textura sozinhos. O EMBM torna o mapeamento do ambiente possível em várias e até mesmo em todas as direções.
O EMBM tem algumas vantagens sobre o mapeamento de relevo regular:
- Ele acomoda várias fontes de luz em uma única passagem junto com o mapeamento de ambiente reflexivo na mesma saliência. Tudo isso se torna parte do ambiente que está sendo mapeado no relevo.
- Ao contrário da técnica alfa multipass, EMBM é feito por pixel em vez de por polígono. O mapa de relevo não muda em todos os quadros; não é restritivo e, portanto, mais fácil de ser implementado pelos desenvolvedores.
- O EMBM pode ser usado para saliências dinâmicas como efeitos de água ou reflexos movendo-se com fluidez e realismo, mesmo com uma contagem de polígonos de apenas alguns polígonos.