Definição – o que significa mapeamento de rede?
O mapeamento de rede é um processo usado para descobrir e visualizar a conectividade de rede física e virtual por meio de um grupo de tarefas inter-relacionadas que facilitam a criação de um mapa de rede, incluindo fluxogramas, diagramas de rede, detecção de topologia e inventários de dispositivos. É voltado para a criação de recursos visuais e materiais que podem ser usados para uma ampla gama de propósitos, especialmente manutenção de rede.
Por ter evoluído para um estudo no campo mais amplo da ciência da computação, o mapeamento de rede continua a aumentar em importância com o surgimento de redes complexas e dinâmicas, globalização e computação em nuvem.
Definirtec explica o mapeamento de rede
Os sistemas de mapeamento de rede usam um método de sondagem ativo para reunir dados de rede enviando pacotes de sondagem que saltam de um nó a outro, que retornam informações ao sistema de mapeamento com o endereço IP e outros detalhes técnicos. Em grandes redes como a Internet e seus constituintes menores, esta investigação pode ser limitada a coletar informações de nós gerais, não confidenciais e disponíveis publicamente.
O mapeamento de rede permite que os administradores de rede (NA) visualizem e dividam redes complexas em porções menores, permitindo que o NA analise e visualize a rede, verifique se há erros de conexão e extraia detalhes que facilitam a análise da causa raiz de um problema. Ao usar o módulo de monitoramento ativo de um sistema de mapeamento, os administradores podem rastrear mudanças na rede em tempo real. Isso é útil para provedores de rede e provedores de serviços de Internet (ISP), bem como para qualquer pessoa que opere uma rede grande e complexa.