Definição – o que significa Mapa de rede?
Um mapa de rede é uma visualização dos dispositivos em uma rede, seus inter-relacionamentos e as camadas de transporte que fornecem serviços de rede. Praticamente, um Mapa de Rede é uma ferramenta que fornece aos usuários, gerentes e administradores de rede e ao pessoal de TI uma melhor compreensão do desempenho da rede, especialmente em relação a gargalos de dados e análise de causa raiz associada.
Definirtec explica o mapa da rede
Três técnicas para produzir um Mapa de Rede incluem: abordagens baseadas em SNMP, sondagem ativa; e análise de rota.
Mapas baseados em SNMP: obtêm dados de roteadores e switch MIBs (bancos de informações de gerenciamento), que são bancos de dados virtuais hierárquicos de uma rede (ou outra entidade)
Sondagem ativa: Esses mapas são criados com dados de uma série de “pacotes de sondagem do tipo traceroute”, ou seja, pacotes ou quadros de dados especiais, que relatam o roteador IP e os caminhos de encaminhamento do switch para o endereço de destino. Compilando esses dados, descrevendo os caminhos de encaminhamento reais obtidos por dados através de redes, Mapas de Rede são criados e usados para encontrar “links de peering” entre ISPs (Provedores de Serviços de Internet); são links (linhas ou canais físicos) que conectam redes distintas que constituem a Internet e que permitem aos ISPs trocar o tráfego dos clientes para benefícios mútuos.
Análise de rota: esta abordagem usa dados de protocolo de roteamento para criar um mapa de rede por meio da escuta passiva de trocas de protocolo da camada 3 entre roteadores. Esses dados facilitam a descoberta de rede, monitoramento de rede em tempo real e diagnósticos de roteamento, bem como mapeamento de rede.