Definição – O que significa Manufatura Integrada por Computador (CIM)?
Fabricação integrada por computador (CIM) se refere ao uso de máquinas controladas por computador e sistemas de automação na fabricação de produtos. O CIM combina várias tecnologias como design auxiliado por computador (CAD) e manufatura auxiliada por computador (CAM) para fornecer um processo de fabricação sem erros que reduz o trabalho manual e automatiza tarefas repetitivas. A abordagem CIM aumenta a velocidade do processo de fabricação e usa sensores em tempo real e processos de controle de malha fechada para automatizar o processo de fabricação. É amplamente utilizado nas indústrias automotiva, de aviação, espacial e de construção naval.
Definirtec explica a manufatura integrada por computador (CIM)
CIM é uma abordagem de manufatura que fornece uma automação completa de uma instalação de manufatura. Todas as operações são controladas por computadores e têm armazenamento e distribuição comuns. Os vários processos envolvidos em um CIM são listados a seguir:
- Projeto auxiliado por computador
- Fabricação de protótipos
- Determinar o método eficiente de fabricação calculando os custos e considerando os métodos de produção, volume de produtos, armazenamento e distribuição
- Pedido dos materiais necessários para o processo de fabricação
- Fabricação dos produtos assistida por computador com a ajuda de controladores numéricos de computador
- Controles de qualidade em cada fase do desenvolvimento.
- Montagem do produto com a ajuda de robôs
- Verificação de qualidade e armazenamento automatizado
- Distribuição automática de produtos das áreas de armazenamento para os caminhões/caminhões de espera
- Atualização automática de logs, dados financeiros e contas no sistema informático
CIM é uma combinação de diferentes aplicativos e tecnologias como CAD, CAM, engenharia auxiliada por computador, robótica, planejamento de recursos de manufatura e soluções de gerenciamento empresarial. Também pode ser considerado como uma integração de todas as operações corporativas que funcionam com um repositório de dados comum.
Os principais componentes do CIM são os seguintes:
- Mecanismos de armazenamento, recuperação, manipulação e apresentação de dados
- Sensores em tempo real para detectar o estado atual e para modificar processos
- Algoritmos de processamento de dados
A Arquitetura de Sistema Aberto de Manufatura Integrada por Computador (CIMOSA) foi proposta em 1990 pelo consórcio AMCIE para fornecer uma arquitetura de sistema aberto que especifica tanto a modelagem corporativa quanto a integração corporativa exigida pelos ambientes CIM.
A abordagem CIM encontrou uma ampla gama de aplicações em engenharia industrial e de produção, engenharia mecânica e automação de projetos eletrônicos. CIM aumenta a produtividade de fabricação e reduz o custo total de fabricação. Ele também oferece grande flexibilidade, qualidade e capacidade de resposta.