Definição – o que significa Keepalive?
Um keepalive é um sinal enviado de um dispositivo para outro para manter uma conexão entre os dois dispositivos. Isso pode ser entre um cliente e um servidor, mas pode se aplicar a qualquer número de dispositivos ou tecnologias. Keepalives são usados em ambientes de rede para manter um caminho de comunicação aberto ou para verificar regularmente o status de uma conexão com um dispositivo remoto.
Definirtec explica Keepalive
Keepalives tem tudo a ver com manter uma linha de comunicação aberta. A situação normal é que uma conexão seja feita e, em seguida, encerrada imediatamente. Um keepalive mantém essa conexão em um status ativo por um determinado período de tempo.
Uma maneira de entender os keepalives é pensar em uma conversa telefônica. Ao falar com outras pessoas ao telefone, é normal evitar longas pausas. Se houver silêncio por um tempo, pode-se dizer: “Você ainda está aí?” e aguarde uma resposta. Quando a outra pessoa diz: “Sim, ainda estou aqui”, ela mantém a conversa viva.
As redes usam protocolos para configurar e manter conversas entre dispositivos. Para manter esses protocolos ativos – talvez para enviar mais dados ou para verificar se um link ainda está funcionando – um keepalive pode ser enviado em intervalos predefinidos. Keepalives podem usar parâmetros configuráveis, como tamanho do quadro, intervalo entre sinais, número de tentativas e tempos limite. Keepalives mantêm as conexões de rede ativas.
Existem muitas tecnologias que usam keepalives. Os pacotes de manutenção de atividade TCP verificam se a conexão ainda é válida. Os keepalives de HTTP mantêm as conexões do navegador enquanto os dados estão sendo transferidos. Keepalives podem ser usados com protocolo de interface de sessão (SIP), protocolo de árvore estendida (STP), bloco de mensagem de servidor (SMB), segurança de camada de transporte (TLS) ou qualquer número de protocolos onde os projetistas de rede possam considerá-los úteis.