Definição – O que significa Keep It Simple Stupid Principle (Princípio KISS)?
O princípio “Keep it simple stupid” (KISS) é uma regra de design que afirma que os sistemas têm melhor desempenho quando têm designs simples em vez de complexos. O KISS não pretende implicar estupidez. Ao contrário, geralmente é associado a sistemas inteligentes que podem ser interpretados erroneamente como estúpidos por causa de seu design simplista. O princípio KISS atrapalha e / ou evita características rastejantes, failover do sistema e outros problemas de TI.
KISS também é um acrônimo para “mantê-lo curto e simples” e “mantê-lo simples e direto”.
Definirtec explica o princípio Keep It Simple Stupid (Princípio KISS)
Kelly Johnson formulou o princípio KISS em meados de 1900 enquanto trabalhava como engenheiro para a Lockheed Skunk Works, o programa de desenvolvimento de aeronaves avançado da Lockheed Martin.
Johnson cunhou o princípio KISS durante uma longa carreira de engenharia de projetos de sistemas com recursos de reparo simples, usando ferramentas e habilidades usadas por mecânicos comuns. Hoje, esse termo é freqüentemente usado em design de software, onde o deslocamento de função e o deslocamento de instrução podem tornar os programas incontroláveis com o tempo.
O princípio KISS é semelhante aos conceitos mais antigos:
- Albert Einstein: “Tudo deve ser feito o mais simples possível, mas não mais simples.” Isso significa que se deve simplificar o design de um produto e o sucesso é alcançado quando o design está em sua simplicidade máxima.
- Navalha de Occam (ou Ockham): Uma teoria do século 14 que afirma que, em uma série de hipóteses, a mais simples tem maior probabilidade de ser correta, a menos que o ônus da prova repouse sobre uma teoria mais complicada.