Definição – O que significa Malware Zero-Day?
O malware de dia zero é um tipo específico de malware ou software malicioso que só foi descoberto recentemente. Em geral, um fenômeno de dia zero é aquele que não é conhecido ou antecipado. As equipes de segurança respondem a malware de dia zero e outros eventos de dia zero, rastreando sua capacidade de resolvê-los em tempo real.
Definirtec explica o malware Zero-Day
O malware de dia zero pode afetar sistemas operacionais específicos de maneiras específicas. Alguns tipos de malware se infiltram em um sistema anexado a e-mails ou disfarçados de arquivos inofensivos. Outros manipulam protocolos de segurança para redes sem fio ou IP. Por exemplo, muitas ocorrências de malware de dia zero que afetam o navegador Microsoft Internet Explorer foram tratadas pela Microsoft no passado. Muitas instâncias de malware de dia zero são resolvidas com atualizações de segurança ou patches de software.
Em geral, os profissionais de TI usarão o termo malware de dia zero para indicar que o malware é novo e que, como resultado, as equipes podem não ter muitos recursos para combatê-lo. Com o tempo, o desenvolvedor e as comunidades de segurança acumulam esses recursos.
O termo malware de dia zero é um marcador útil para mostrar que há uma nova ameaça e que ela precisa ser documentada e resolvida o mais rápido possível.