Definição – O que significa magnetômetro Fluxgate?
Um magnetômetro fluxgate é um sensor capaz de medir a orientação e intensidade das linhas de fluxo magnético. Embora tradicionalmente usados em prospecção geológica, navegação subaquática e navegação terrestre, magnetômetros fluxgate também são usados em sondas espaciais robóticas ao analisar campos magnéticos de planetas, incluindo a Terra.
Definirtec explica o magnetômetro Fluxgate
A saturação de materiais magnéticos é o princípio no qual os magnetômetros fluxgate operam. Os projetos do magnetômetro fluxgate são amplamente classificados em dois tipos, a saber: aqueles que empregam núcleos de anel e aqueles que empregam núcleos de haste. Os magnetômetros Fluxgate utilizam um núcleo ferromagnético que é envolvido por duas bobinas de fio. A configuração é semelhante à de um transformador. A corrente alternada é passada por uma bobina, que é chamada de primária. Isso produz um campo magnético alternado na outra bobina, que é a secundária. É possível medir a fase e a intensidade da corrente alternada no secundário. Qualquer mudança no campo magnético externo acarreta uma mudança na saída da bobina secundária. A mudança também pode ser medida para analisar a intensidade e orientação das linhas de fluxo.
Os magnetômetros Fluxgate são usados em métodos de navegação geológica, incluindo sistemas de posicionamento global. Eles também são usados na detecção de campos magnéticos de movimento lento e aplicações de energia superbaixa. Emparelhados em uma configuração de gradiômetro, os magnetômetros fluxgate são amplamente utilizados em pesquisas relacionadas à arqueologia.