Lótus 1-2-3

Definição – o que significa o Lotus 1-2-3?

O Lotus 1-2-3 foi um programa de planilha desenvolvido pela Lotus Software, que agora faz parte da IBM, e foi lançado pela primeira vez em 26 de janeiro de 1983. O Lotus 1-2-3 não foi o primeiro aplicativo de planilha, mas por causa de seus recursos tornou-se o padrão da indústria nas décadas de 1980 e 90.

Definirtec explica o Lotus 1-2-3

O Lotus 1-2-3 foi originalmente desenvolvido por Jonathan Sachs, que já havia desenvolvido dois aplicativos de planilha enquanto trabalhava na Concentric Data Systems. A própria Lotus foi fundada por Mitchell Kapor, que era amigo dos desenvolvedores do VisiCalc, o programa de planilha eletrônica número um da época.

Seu design era muito semelhante ao do VisiCalc, incluindo a notação A1 para células e a estrutura do menu de barra, mas fez algumas melhorias, particularmente no desempenho, uma vez que foi programado de forma limpa em linguagem assembly x86 e quase sempre livre de bugs. Ele gravava diretamente na memória de vídeo, em vez de recorrer a funções lentas de saída do DOS e BIOS, como outras planilhas da época. Isso permaneceu verdadeiro até a versão 3.0, onde o Lotus passou a usar C, o que causou atrasos porque ele teve que ser portável em diferentes plataformas e ser compatível com conjuntos e formatos de macro mais novos e existentes.

Este software de planilha era o mais popular até o Windows se tornar popular no início dos anos 90, quando muitos dos clientes da Lotus começaram a mudar para o MS Excel, que foi lançado em 1985 para o Macintosh e mais tarde em 1987 com o lançamento do Windows 2.2. Depois de mais de três décadas em serviço e inúmeras versões posteriores, ele foi descontinuado em 2013, sendo retirado do mercado em 11 de junho de 2013 e o suporte encerrado oficialmente em 30 de setembro de 2014.