Definição – O que significa Loop Recursivo?
Diz-se que um loop recursivo ocorre quando uma função, módulo ou entidade continua fazendo chamadas para si mesma repetidamente, formando assim um loop quase sem fim. Construções recursivas são usadas em vários algoritmos, como o algoritmo usado para resolver o problema da Torre de Hanoi. A maioria das linguagens de programação implementa recursão permitindo que uma função chame a si mesma.
Os loops recursivos também são conhecidos simplesmente como recursão.
Definirtec explica o Loop Recursivo
Um loop recursivo é um tipo especial de construção de loop em que uma entidade específica tenta se invocar de dentro de seu código de loop. Portanto, a entidade continua chamando a si mesma até que uma condição ou interrupção específica seja especificada. Loops recursivos são geralmente implementados com a ajuda de uma chamada de função recursiva, onde uma chamada para uma função específica é colocada dentro da própria definição de função.
As linguagens de programação capazes de implementar loops recursivos podem resolver os problemas que requerem o uso de estruturas iterativas como “while” e “for” apenas usando apenas loops recursivos. Assim, loops recursivos podem substituir as construções de loop tradicionais e às vezes são úteis na criação de código menos volumoso. Também simplifica o código e ajuda a quebrar códigos complexos em instruções simples.
Algumas das aplicações de problemas mais comuns de funções recursivas incluem a Torre de Hanoi, computação para séries para e = 1/0! +1/1! + 1/2 +…, cálculo de mdc, fatorial e assim por diante.
A recursão também é usada nos casos em que o programador não tem certeza sobre o tamanho exato dos dados.
A recursão na computação pode ser classificada nos seguintes tipos:
- Recursão única
- Recursão múltipla
- Recursão indireta
- Recursão anônima
- Recursão estrutural
- Recursão gerativa
O uso de loops recursivos pode afetar o desempenho do programa. Os loops recursivos usam pilhas de memória e, quando as pilhas estão cheias, o laço pode terminar antes do tempo de término pretendido.