Definição – O que significa Away From Keyboard (AFK)?
“Longe do teclado” (AFK) é um tipo de jargão de bate-papo que mostra um usuário se afastando de um dispositivo de hardware. Ele era frequentemente usado em salas de bate-papo e sistemas de quadro de avisos nos primeiros dias de bate-papo na Internet, para permitir que as pessoas soubessem quando alguém estava disponível e pronto para responder a mensagens de texto.
“Não está no teclado” (NAK) é uma variante comum de “longe do teclado”.
Definirtec explica Away From Keyboard (AFK)
Em um bate-papo concentrado na Internet, “afk” pode significar qualquer coisa, desde ter que brigar com crianças ou olhar pela janela para monitorar um quintal, até momentos em que os usuários precisam sair completamente da sala. Esse termo era extremamente útil em ambientes tradicionais, onde as pessoas conversavam continuamente entre si em computadores, para a frente e para trás, e queriam saber por que poderia haver uma falta de resposta imediata.
Com os sistemas atuais mais vagamente configurados, “afk” não é muito usado. Nas mensagens de texto no smartphone, que se tornou o método predominante de bate-papo digital, existe a ideia de que o remetente se arrisca, percebendo que há uma boa chance de que o indivíduo esteja distraído ou incapaz de responder a uma mensagem a qualquer momento. De certa forma, os indicadores de espera nos sistemas de bate-papo do smartphone (como pequenas bolhas para indicar que um usuário está digitando) fornecem pistas para saber se alguém está ou não longe do teclado. No e-mail, não há o uso de uma designação como “afk”, porque presume-se que alguém monitorará sua caixa de entrada em algum momento no futuro. No entanto, algumas pessoas que observam como a tecnologia é usada hoje comentaram que talvez o uso de um indicador como o AFK pudesse ser usado para indicar se alguém está ou não disponível para ver uma mensagem.