Definição – O que significa Transistor-Transistor Logic (TTL)?
A lógica transistor-transistor (TTL) é uma classe de circuitos integrados que mantêm estados lógicos e realizam a comutação com a ajuda de transistores bipolares. Uma das características proeminentes dos sinais lógicos transistor-transistor é a capacidade das entradas da porta subirem para o “1” lógico se não forem conectadas. A lógica transistor-transistor é uma das razões pelas quais os circuitos integrados são tão amplamente usados, já que são menos caros, mais confiáveis e mais rápidos do que a lógica resistor-transistor e a lógica diodo-transistor.
Definirtec explica a lógica do transistor-transistor (TTL)
Um dispositivo lógico transistor-transistor faz uso de transistores com múltiplos emissores em portas com múltiplas entradas. Existem diferentes subcategorias ou famílias para a lógica transistor-transistor, como:
- Lógica transistor-transistor padrão
- Lógica transistor-transistor rápida
- Lógica Schottky transistor-transistor
- Lógica transistor-transistor de alta potência
- Lógica transistor-transistor de baixa potência
- Lógica Schottky avançada transistor-transistor
Um dos maiores benefícios de usar a lógica transistor-transistor é a relativa facilidade na interface de diferentes circuitos e a capacidade de produzir funções lógicas complexas. Isso se deve principalmente às boas margens de ruído, bem como aos níveis de tensão garantidos. A lógica transistor-transistor tem um bom recurso de “entrada de ventilador”, ou seja, o número de sinais de entrada que podem ser aceitos por uma entrada. A lógica transistor-transistor é amplamente imune a danos de descargas de eletricidade estática, ao contrário do CMOS, e também são relativamente baratos em comparação com o CMOS.
Uma grande desvantagem da lógica transistor-transistor é seu alto consumo de corrente. As altas demandas de corrente da lógica transistor-transistor podem levar ao funcionamento impróprio devido à comutação dos estados de saída. Mesmo com diferentes versões lógicas de transistor-transistor que consomem menos corrente, eles ainda são competitivos com o CMOS.
Com o advento do CMOS, alguns aplicativos que usam TTL foram suplantados pelo CMOS. No entanto, a lógica transistor-transistor ainda é usada em aplicações, pois são bastante robustas e as portas são relativamente baratas.