Definição – o que significa a lógica de três estados?
A lógica de três estados é uma lógica usada em circuitos eletrônicos em que um terceiro estado, o estado de alta impedância, é adicionado aos estados lógicos originais 1 e 0 em que uma porta pode estar. Este estado de alta impedância remove efetivamente a porta do circuito, como se não fizesse parte dele. Portanto, no terceiro estado de alta impedância, a saída da porta não é 1 nem 0, mas a porta parece não existir.
A lógica de três estados também é conhecida como lógica de três estados.
Definirtec explica a lógica de três estados
A lógica de três estados é usada para permitir que vários circuitos compartilhem a mesma saída ou linhas de barramento que podem não ser capazes de escutar mais de um dispositivo ou circuito ao mesmo tempo. Desta forma, o estado de alta impedância atua como um seletor que bloqueia os circuitos que não estão sendo usados. Como mencionado, todo o conceito do estado de alta impedância é remover efetivamente o circuito ou a influência do dispositivo do resto do circuito como se ele não estivesse conectado de forma alguma. Colocar um dispositivo em alta impedância é normalmente usado para evitar um curto-circuito com o outro dispositivo conectado diretamente da mesma forma aos mesmos cabos, isso também evita que ambos os dispositivos sejam acionados ao mesmo tempo, pois isso pode levar a uma saída ou entrada não intencional e causar todo o circuito a funcionar mal.
A lógica de três estados é implementada na maioria dos drivers de barramento, registradores, flip-flops nas séries 4000 e 7400, bem como em muitos outros. A lógica de três estados é comumente usada internamente em muitos circuitos integrados, como microprocessadores, RAM ou memória, bem como em muitos chips usados em dispositivos periféricos. Muitos deles são controlados pelo que é chamado de entrada ativa-baixa, que indica se os condutores ou pinos de saída devem ser colocados em um estado de alta impedância ou para conduzir suas cargas, ou seja, para emitir o padrão 1 ou 0.