Definição – o que significa lógica booleana?
A lógica booleana é um tipo de ciência da computação desenvolvida originalmente pelo matemático George Boole em meados do século XIX. Ele suporta uma grande quantidade de programação algorítmica e o surgimento de funcionalidades computacionais que se aproximam da inteligência artificial (IA).
Definirtec explica a lógica booleana
Em sua essência, a lógica booleana depende de alguns operadores muito básicos, como AND, OR e NOT. Os especialistas adicionam os operadores NAND e NOR, que combinam um desses operadores com um operador NOT negativo.
Usando os elementos acima, os desenvolvedores podem construir portas lógicas que direcionam o fluxo da computação em direção a vários resultados. A lógica booleana e elementos como tabelas de verdade usadas para apoiar resultados lógicos também revelam a diferença entre como os humanos e os computadores “pensam”.
O uso da lógica booleana pode ajudar a superar a diferença semântica entre a linguagem de máquina, que é simplesmente uma combinação de uns e zeros, e a linguagem de código sintática, que inclui elementos de linguagens escritas humanas.
Em outras palavras, os humanos podem usar formatos e operadores de lógica booleana para resumir o código que escrevem em conceitos que abordam a linguagem de máquina. Por exemplo, uma linha de código semântico ou modelo que afirma: “Se A é 1 e B é 1, então adicione 1” pode ser reduzido a uma série de operadores lógicos booleanos e valores.