Log de erros

Definição – o que significa o log de erros?

Na ciência da computação, um log de erro é um registro de erros críticos encontrados pelo aplicativo, sistema operacional ou servidor durante a operação. Algumas das entradas comuns em um log de erros incluem corrupção de tabela e corrupção de configuração. Os logs de erros em muitos casos servem como ferramentas extremamente úteis para solucionar problemas e gerenciar sistemas, servidores e até mesmo redes.

Definirtec explica o log de erros

Os logs de erros para diferentes aplicativos, sistemas operacionais, redes ou servidores são configurados de maneiras diferentes. Alguns logs de erro são configurados para capturar cada erro que ocorre no sistema, enquanto alguns são projetados para armazenar seletivamente informações de erro pertencentes a códigos de erro específicos. Alguns logs de erro capturam apenas certas informações sobre o erro, enquanto outros são programados para capturar todas as informações disponíveis, como carimbo de data / hora, informações do sistema, localização e entrada do usuário. Em muitos casos, o acesso aos logs de erros precisa de direitos administrativos especiais, pois eles ajudariam como uma medida de segurança contra o fornecimento de acesso a recursos não autorizados ou que usuários vejam a documentação ou detalhes do erro.

Os registros de erros são úteis em muitos aspectos. No caso de servidores e redes de escritórios, os logs de erros rastreiam os problemas enfrentados pelos usuários e ajudam na análise da causa raiz desses problemas. Um administrador de rede ou sistema pode resolver erros mais rápida e facilmente com as informações disponíveis nos logs de erros. Para webmasters, a análise do log de erros fornece informações sobre os problemas que os usuários encontram e pode resolver os problemas de forma proativa, sem que ninguém os relate. Os logs de erros também podem fornecer informações sobre as tentativas de hacking, já que a maioria das tentativas de hackers em sistemas e servidores resulta em erro ou tem uma alta probabilidade de ser capturada em logs de erros quando os hackers tentam comprometer o sistema.