Definição – o que significa localização de dados?
A localização de dados é o ato de armazenar dados em qualquer dispositivo que esteja fisicamente presente dentro das fronteiras de um país específico onde os dados foram gerados. O fluxo livre de dados digitais, especialmente dados que podem afetar as operações do governo ou operações em uma região, é restrito por alguns governos. Muitos tentam proteger e promover a segurança além das fronteiras e, portanto, encorajam a localização de dados.
Embora alguns argumentos apóiem a localização de dados, alguns acham que políticas equivocadas sobre a localização de dados podem causar sérias consequências prejudiciais aos cidadãos e às economias.
Definirtec explica localização de dados
Os requisitos para localização de dados podem ser por diferentes motivos, como a imposição de leis nacionais que exigem que certos dados sejam armazenados fisicamente em servidores dentro do país ou a necessidade de cumprir os regulamentos de proteção de dados. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de transferências transfronteiriças, caso em que o armazenamento de dados dentro de um país parece ser uma solução econômica e melhor, ou nos casos em que os clientes corporativos de tecnologias de armazenamento de dados e a opinião pública favorecem o armazenamento de dados no país soluções e estratégias. A localização de dados geralmente requer melhor infraestrutura de TI e medidas de segurança rigorosas para dados relacionados às operações de negócios.
Alguns favorecem a localização de dados devido ao medo de perder dados privados para hackers no caso de soluções de armazenamento de dados estrangeiras. Alguns se opõem à localização de dados, visto que isso dificulta a flexibilidade da internet.