Definição – O que significa lixo eletrônico (E-Waste)?
O lixo eletrônico (e-waste) refere-se ao descarte de componentes e materiais eletrônicos quebrados ou obsoletos. Os materiais de lixo eletrônico podem ser valiosos e recicláveis, como memória de acesso aleatório e laptops reutilizáveis. No entanto, materiais perigosos, como monitores de tubo de raios catódicos, requerem tratamento especial no descarte. Produtos eletrônicos descartados comuns incluem computadores, televisores, aparelhos de som, copiadoras e aparelhos de fax.
Definirtec explica o lixo eletrônico (E-Waste)
Os problemas que podem ser criados pelo lixo eletrônico são agravados pelo fluxo contínuo e pela obsolescência da tecnologia moderna. A substituição frequente de telefones celulares e computadores são apenas alguns exemplos. Como tal, o lixo eletrônico representa uma questão crítica em termos de gestão de resíduos sólidos.
Organizações de defesa globais e locais têm o compromisso de educar os consumidores sobre os métodos adequados de descarte e reciclagem de lixo eletrônico. Alguns dispositivos portáteis, telefones celulares e peças de computador contêm materiais e substâncias valiosas, como ouro, prata, cobre, chumbo e níquel, que podem ser coletados, bem como materiais perigosos, como cádmio, mercúrio e enxofre, que exigem descarte especial.