O termo “lista negra de comportamento” refere-se a um tipo de técnica de gerenciamento de ameaças que envolve o monitoramento do comportamento de usuários ou dispositivos em uma rede e, em seguida, o bloqueio ou a colocação de qualquer comportamento suspeito ou malicioso em uma lista negra.
As listas negras de comportamento podem ser usadas para detectar e prevenir uma variedade de ameaças, incluindo infecções por malware, ameaças internas e atividade maliciosa de atacantes externos. Ao monitorar comportamentos suspeitos, as listas negras de comportamento podem muitas vezes detectar ameaças que, de outra forma, não seriam detectadas pelas medidas de segurança tradicionais.
Há uma série de diferentes soluções de listas negras de comportamento disponíveis, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Algumas soluções de listas negras de comportamento são mais eficazes na detecção de certos tipos de ameaças do que outras, por isso é importante selecionar uma solução apropriada para as ameaças mais prováveis de serem encontradas. Como é que uma pessoa fica na lista negra? Há algumas maneiras de uma pessoa ser incluída na lista negra. A mais comum é ser adicionado a uma lista negra por uma organização ou indivíduo que gerencia listas de entidades incluídas na lista negra. Isto pode acontecer por uma variedade de razões, tais como estar associado a spamming ou outra actividade maliciosa.
Outra forma de uma pessoa acabar em uma lista negra é ter seu nome ou outras informações pessoais incluídas em uma lista que é vendida ou distribuída a outras pessoas. Isto é frequentemente feito sem o conhecimento ou consentimento da pessoa, e pode ser usado para uma variedade de fins, tais como marketing ou roubo de identidade.
Finalmente, uma pessoa pode ser incluída na lista negra por engano, por exemplo, se o seu nome for semelhante ao de alguém que foi realmente incluído na lista negra. Isto pode ser frustrante e difícil de remediar, dependendo da lista negra específica envolvida.
Como você sabe se está na lista negra?
Se você está preocupado que pode estar na lista negra, há algumas coisas que você pode fazer para verificar. Primeiro, você pode entrar em contato com a organização que você acha que pode ter colocado você na lista negra e perguntar diretamente a eles. Além disso, você pode pesquisar listas negras online ou verificar com o seu provedor de acesso à Internet se há algum relatório de listas negras na sua área. Finalmente, você pode executar um traceroute para ver se o seu tráfego está sendo bloqueado por uma lista negra. Se você vir que seu tráfego está sendo roteado por uma lista negra, você pode entrar em contato diretamente com a lista negra para tentar remover seu endereço IP.
Porque é que o meu e-mail está na lista negra?
Há uma variedade de razões pelas quais um e-mail pode estar na lista negra. A razão mais comum é que o endereço de e-mail foi sinalizado para spam. Isto pode acontecer se o endereço de e-mail for usado para enviar um grande número de e-mails não solicitados, ou se for usado para enviar e-mails que contenham conteúdo malicioso.
Outras razões para estar na lista negra podem incluir o uso de um endereço IP compartilhado que tenha sido previamente sinalizado para spam, ou o envio de e-mails que contenham cabeçalhos inválidos ou forjados.
Se você acredita que seu endereço de e-mail foi colocado na lista negra por engano, você pode entrar em contato com o provedor da lista negra e solicitar que seu endereço seja removido.
Quantos e-mails posso enviar antes de ser colocado na lista negra?
Não há uma resposta definida para esta pergunta, pois depende de vários factores, incluindo o conteúdo dos seus e-mails, a frequência com que os envia e a reputação do seu endereço IP de envio. No entanto, se você estiver enviando um grande número de e-mails, ou se seus e-mails forem marcados como spam por um grande número de destinatários, você pode ser incluído na lista negra por um ou mais provedores de e-mail. Isto pode resultar no bloqueio ou filtragem dos seus e-mails e prejudicar a reputação do seu remetente.
O que é uma lista negra e uma lista branca?
A colocação na lista negra é uma medida de segurança que envolve identificar e depois bloquear ou restringir o acesso a sites, endereços de e-mail ou outros conteúdos on-line considerados inseguros ou inadequados. A lista branca, por outro lado, é o oposto da lista negra e envolve identificar e depois permitir o acesso apenas aos sites, endereços de e-mail ou outros conteúdos on-line que são considerados seguros e adequados.