Definição – O que significa Lista de Controle de Acesso (ACL)?
A lista de controle de acesso (ACL) se refere às permissões anexadas a um objeto que especificam quais usuários têm acesso a esse objeto e as operações que ele pode executar.
Cada entrada em uma lista de controle de acesso especifica o assunto e uma operação associada que é permitida.
Definirtec explica a Lista de Controle de Acesso (ACL)
ACL do sistema de arquivos é uma estrutura de dados que contém entradas que especificam direitos individuais de usuário ou grupo para objetos do sistema, como processos, arquivos e programas. Essas entradas são chamadas de entidades de controle de acesso. Cada objeto do sistema está associado a um atributo de segurança que identifica sua lista de controle de acesso.
A ACL possui uma entrada para cada usuário do sistema que define os privilégios do usuário, como ler um arquivo, gravar em um arquivo ou executar um arquivo. Os sistemas operacionais que usam ACL incluem Netware da Novell, Microsoft Windows NT / 2000, OpenVMS da Digital e sistemas baseados em UNIX.
Quando um assunto solicita um objeto em um modelo de segurança baseado em ACL, o SO inicialmente verifica a ACL para uma entrada aplicável para decidir se a operação solicitada está autorizada. O modelo ACL é aplicável a entidades individuais e à coleção de objetos na hierarquia do sistema.