Linux

Definição – o que significa Linux?

Linux é um sistema operacional (SO) de código aberto gratuito baseado em UNIX que foi criado em 1991 por Linus Torvalds. Os usuários podem modificar e criar variações do código-fonte, conhecidas como distribuições, para computadores e outros dispositivos. O uso mais comum é como servidor, mas o Linux também é usado em computadores desktop, smartphones, leitores de e-book e consoles de jogos, etc.

Uma distribuição do Linux inclui o kernel (o componente central do sistema operacional e a ponte entre um aplicativo de software e seus dados), utilitários do sistema, programas e ferramentas para baixar, instalar e desinstalar atualizações do sistema operacional.

Definirtec explica Linux

Distribuído mundialmente sob uma Licença Pública Geral (GNU), que significa “GNUs não UNIX” (um acrônimo recursivo), existem literalmente centenas de distribuições ou “distros” Linux ao redor do mundo. Muitas distribuições de desktop Linux têm interfaces gráficas de usuário (GUI) intuitivas, que permitem maior facilidade de uso do que seus predecessores. Objetos e dados são facilmente manipulados e possuem ícones redimensionáveis, janelas, botões, pastas e outros recursos semelhantes ao Windows.

Os proponentes consideram o Linux um sistema operacional robusto, escalonável e flexível. É adequado para programação e muitas empresas usam Linux como plataforma de desenvolvimento. Os críticos apontam para a falta de suporte ao aplicativo e facilidade de uso. Semelhante ao debate PC / Mac, a comparação Linux / Windows é frequentemente uma discussão acalorada sem respostas fáceis, devido à subjetividade inerente.