Definição – o que significa linhagem de dados?
A linhagem de dados é geralmente definida como um tipo de ciclo de vida de dados que inclui as origens dos dados e para onde eles se movem com o tempo. Esse termo também pode descrever o que acontece com os dados à medida que eles passam por diversos processos. A linhagem de dados pode ajudar nos esforços para analisar como as informações são usadas e para rastrear bits-chave de informações que atendem a um propósito específico.
Definirtec explica linhagem de dados
Uma aplicação comum de metodologias de linhagem de dados é no campo de inteligência de negócios, que envolve a coleta de dados e a construção de conclusões a partir desses dados. A linhagem de dados ajuda a mostrar, por exemplo, como as informações de vendas foram coletadas e que papel poderiam desempenhar em processos novos ou aprimorados que colocam os dados em fluxogramas adicionais dentro de uma empresa ou organização. Tudo isso faz parte de um uso mais eficaz das informações obtidas por empresas ou terceiros.
Outro uso da linhagem de dados, conforme apontado por especialistas em negócios, é na proteção de dados e na redução de riscos. Ao coletar grandes quantidades de dados, as empresas e organizações estão se expondo a certas responsabilidades legais ou comerciais. Eles estão relacionados a qualquer possível violação de segurança e exposição de dados confidenciais. O uso de técnicas de linhagem de dados pode ajudar os gerentes de dados a lidar melhor com os dados e evitar parte da responsabilidade associada a não saber onde os dados estão em um determinado estágio de um processo.