Definição – o que significa linha T1?
Uma linha T1 é uma conexão de transmissão dedicada entre um provedor de serviços e o cliente. Ele usa uma linha telefônica avançada para transportar mais dados do que uma linha analógica padrão tradicional que transporta um único canal de dados a 64 Kbps.
A velocidade da linha T1 é consistente e constante. Uma linha T1 pode transportar 24 canais de voz para chamadas telefônicas ou dados digitais a uma taxa de 1.544 Mbps e, com o uso de compressão, transporta canais para o dobro de 48.
Definirtec explica a linha T1
Desenvolvido pela AT&T Bell Laboratories no final dos anos 1960, as linhas T1 tradicionais usam fio de cobre, mas a maioria das novas instalações usa fibra óptica. As linhas T1 usam modulação por código de pulso, que permite o compartilhamento do codificador e do decodificador por vários troncos de voz. Os canais são pré-configurados para transportar tráfego de voz ou dados da Internet.
Os clientes alugam linhas T1 completas ou fracionárias. As linhas T1 fracionárias não sofrem degradação de desempenho, embora apenas alguns canais sejam usados. As linhas T1 são proprietárias, o que reduz o congestionamento e garante o uso por apenas um cliente, versus cabo, linha digital de assinante (DSL) e Rede digital de serviços integrados (ISDN).