Definição – O que significa Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL)?
A linha de assinante digital assimétrica (ADSL) é um tipo de tecnologia DSL que fornece maior largura de banda e transmissão de alta velocidade por fios telefônicos de cobre tradicionais do que o modem de banda de voz convencional. O ADSL é caracterizado por conectividade de “alta velocidade” e “sempre ativa”. Isso é conseguido usando as frequências que não estão sendo usadas por chamadas de voz.
O ADSL foi projetado para oferecer suporte ao usuário doméstico típico da Internet que faz download com frequência em vez de fazer upload de dados.
Definirtec explica Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL)
ADSL é o tipo mais comum de conectividade DSL oferecido por provedores de serviços de Internet, pois usa fios que já foram instalados para o serviço telefônico. Isso o torna uma opção barata e viável para distribuir conectividade de Internet para residências.
Para que o ADSL funcione, apenas um microfiltro e um modem ADSL precisam ser instalados e, portanto, a instalação normalmente leva apenas algumas horas, incluindo as configurações de conexão. Com velocidades do mundo real de cerca de 2 Mbps, é adequado para uso doméstico.
É necessário um filtro especial denominado microfiltro para que o serviço de voz normal e o ADSL sejam usados ao mesmo tempo. É instalado na linha telefônica imediatamente antes do modem e do telefone. O modem e o telefone se conectam ao microfiltro.
Tecnicamente, o ADSL pode atingir velocidades de até 6Mbps, mas recebe apenas 2Mbps downstream (download) e 512Kbps upstream (upload).
O ADSL só pode ser distribuído a curtas distâncias do escritório central, geralmente menos de 2.5 milhas. Pode exceder 5 milhas se a bitola dos fios existentes permitir uma distribuição posterior.