Definição – O que significa Linha de alimentação?
Uma linha de alimentação é um cabo que alimenta sinais de rádio de uma antena de rádio para um transmissor ou receptor. Ele conecta a antena ao receptor, transmissor ou transceptor e é amplamente utilizado em comunicações sem fio e sistemas de antena de transmissão. Ele transfere a energia de radiofrequência entre a antena e o receptor. Quando operado corretamente, ele não irradia energia.
As linhas de alimentação também são chamadas de linhas de transmissão RF.
Definirtec explica linha de alimentação
Linhas de alimentação são cabos especializados que conectam uma antena a um transmissor ou receptor de um sistema de rádio ou comunicação sem fio.
Os tipos de linhas de alimentação mais usados são:
- Cabo coaxial – Consiste em quatro partes: o fio condutor central, isolamento plástico ao redor do fio, blindagem de cobre ao redor do isolamento e um revestimento externo resistente.
- Cabo duplo – É um fio revestido de plástico e demarcado a uma distância uniforme ao longo da linha.
- Linha de escada – também chamada de linha de alimentação de condutor paralela e consiste em dois condutores separados por hastes isolantes.
- Guia de ondas – usado em frequências de micro-ondas.
As linhas de alimentação transportam a voltagem de radiofrequência de uma extremidade à outra e, portanto, são feitas de cabos especializados. Cada linha de alimentação tem sua própria impedância característica que deve ser combinada com a da antena para transferir a potência de RF com eficiência. Se a impedância não for compatível, a energia de RF é refletida de volta para o transmissor, causando desperdício de energia e superaquecimento do transmissor. Um dispositivo chamado sintonizador de antena é usado para fazer os ajustes necessários para uma transferência eficiente de energia.
Alguns pontos a serem lembrados ao usar linhas de alimentação são:
- Quando a frequência aumenta, a quantidade de perda de sinal também aumenta.
- A perda de sinal também é alta para linhas de alimentação mais longas, pois a resistência do sinal aumenta com o comprimento da linha de alimentação.