Definição – O que significa Linha Alternada de Fase (PAL)?
O Phase Alternating Line (PAL) é um sistema de codificação de cores para televisão analógica, criado em 1961 no Reino Unido. Possui 624 linhas horizontais por quadro com uma taxa de 25 quadros por segundo. PAL é usado em sistemas de transmissão de televisão em muitos países e é um dos três principais padrões de transmissão, junto com os sistemas NTSC e SECAM.
Definirtec explica a linha alternada de fase (PAL)
Semelhante ao sistema NTSC, o Phase Alternating Line faz uso de uma subportadora modulada por amplitude em quadratura que carrega os dados de crominância adicionados ao sinal de vídeo. A frequência para PAL é 4.43361875 MHz, enquanto é 3.579545 MHz para NTSC. PAL examina o tubo de raios catódicos 625 vezes horizontalmente para formar a imagem de vídeo. Isso é semelhante ao sistema SECAM. PAL faz uso de uma resolução de tela de 720 × 576 pixels. O vídeo PAL pode ser convertido para NTSC com a adição de quadros extras. Isso pode ser feito com técnicas como interpolação de movimento adaptativo ou interpolação entre campos.
Comparado com NTSC, PAL tem uma imagem mais detalhada devido ao maior número de linhas de varredura. Além disso, os matizes são mais estáveis em PAL do que em NTSC. Níveis mais altos de contraste e melhor reprodução de cores também estão presentes no PAL. A correção automática de cores é possível no sistema PAL, ao contrário do NTSC, que usa a correção manual de cores. Na verdade, PAL é considerado ter melhor qualidade de imagem do que NTSC.
No entanto, o PAL tem uma taxa de quadros mais lenta, fazendo com que o movimento não seja tão suave e a saturação às vezes varia entre os quadros. A própria imagem pode parecer piscar às vezes. O NTSC tem uma vantagem sobre o PAL quando se trata de imagens mais suaves, especialmente com material de alta velocidade, devido à sua maior taxa de quadros.