Definição – O que significa Linguística Computacional?
A linguística computacional envolve olhar para as maneiras como uma máquina trataria a linguagem natural, ou em outras palavras, lidar com ou construir modelos para a linguagem que podem permitir objetivos como tradução automática de linguagem ou simulação de inteligência artificial.
Definirtec explica Linguística Computacional
Geralmente, a linguística computacional envolve examinar a natureza de uma linguagem, sua morfologia, sintaxe e uso dinâmico, e desenhar quaisquer modelos úteis possíveis a partir dessa observação para ajudar as máquinas a lidar com a linguagem. Especialistas apontam que os modelos em evolução para linguística computacional são muito mais difíceis do que os usos aos quais os computadores foram inicialmente aplicados, ou seja, o manuseio de dados quantitativos.
As aplicações práticas da linguística computacional incluem software text-to-speech, que tenta entender o que alguém está dizendo para traduzi-lo em texto digital. Também foram elaborados vários modelos que permitem o uso de máquinas para entender como a linguagem é adquirida. No entanto, o objetivo final de permitir que as máquinas realmente simulem as respostas linguísticas humanas que vão junto com o “pensamento de nível superior” tem sido uma evolução contínua que ainda deixa muito espaço para melhorias. Uma teoria é que as máquinas acabarão por adquirir a capacidade de simular conversas humanas reais e, com isso, se tornarão geralmente mais inteligentes por meio de modelos heurísticos e outros processos que vão muito além da mera aquisição de dados e cálculos quantitativos desses dados.