Definição – o que significa linguagem funcional?
Uma linguagem funcional é uma linguagem de programação construída sobre e em torno de funções ou procedimentos lógicos dentro de sua estrutura de programação. É baseado em funções matemáticas em seu fluxo de programa e é semelhante a elas.
As linguagens funcionais derivam sua estrutura básica da estrutura matemática do cálculo Lambda e da lógica combinatória. Erlang, LISP, Haskell e Scala são as linguagens funcionais mais conhecidas.
Definirtec explica a linguagem funcional
Composta principalmente por funções, a linguagem funcional enfatiza a semântica, ao invés da compilação, de um programa. A linguagem funcional não tem os efeitos colaterais dos estilos imperativos tradicionais de programação, pois a linguagem funcional não altera o estado de um programa e retornará os mesmos resultados até que as funções sejam passadas com os mesmos argumentos.
No entanto, a falta de efeitos colaterais também é uma desvantagem para a linguagem funcional, já que nem todos os programas podem ser desenvolvidos sem esses efeitos, especialmente aqueles que exigem a alteração de estados e a criação de procedimentos de entrada / saída (E / S).