Definição – o que significa Extensible Hypertext Markup Language (XHTML)?
A linguagem de marcação de hipertexto extensível (XHTML) é uma linguagem híbrida entre XML e HTML e também é um padrão aceito no mundo da codificação.
É semelhante ao HTML 4.01 e é considerado como HTML definido como um aplicativo de XML. Ao contrário do HTML, as páginas XHTML têm uma sintaxe estrita e precisam ser bem formadas para serem analisadas usando analisadores XML, ao contrário dos analisadores específicos de HTML mais tolerantes.
Definirtec explica Extensible Hypertext Markup Language (XHTML)
Recursos do XHTML:
- Ao contrário do HTML, que é baseado em linguagem de marcação generalizada padrão, XHTML é baseado em XML.
- Comparado com as regras do HTML, o XHTML é mais rígido e não permite falhas na codificação ou estrutura. Ele proíbe a omissão de quaisquer tags ou uso de minimização de atributos. Todos os elementos em XHTML devem ter uma tag inicial ou final.
- É um subconjunto restritivo de XML e precisa ser analisado com a ajuda de analisadores XML padrão.
- Os documentos XHTML possuem apenas um elemento raiz.
- Como estão em conformidade com o XML, os documentos XHTML são facilmente visualizados e editados usando ferramentas XML padrão.
- Ao contrário do HTML, o XHTML fornece um formato mais limpo, consistente e bem estruturado que ajuda a tornar as páginas da web facilmente analisáveis para navegadores atuais e futuros.
- A sustentabilidade é mais pronunciada no caso de XHTML do que HTML.
- Como as rotinas de processamento de erros são mais curtas, os navegadores futuros podem suportar um processamento mais rápido de documentos XHTML.
- Como o XHTML pode oferecer suporte a uma ampla gama de aplicativos, usando os mesmos sites complexos podem ser criados.
- Os elementos XHTML precisam ser aninhados corretamente e sempre devem estar em letras minúsculas.