Definição – o que significa a linguagem de terceira geração (programação) (3GL)?
Uma linguagem de terceira geração (programação) (3GL) é um agrupamento de linguagens de programação que introduziu melhorias significativas nas linguagens de segunda geração, com o objetivo principal de tornar a linguagem de programação mais amigável ao programador.
Palavras em inglês são usadas para denotar variáveis, estruturas de programação e comandos, e a programação estruturada é suportada pela maioria dos 3GLs. 3GLs comumente conhecidos são FORTRAN, BASIC, Pascal e a família C (C, C +, C ++, C #, Objective-C) de linguagens.
Também conhecida como linguagem de 3ª geração ou linguagem de programação de alto nível.
Definirtec explica a linguagem de terceira geração (programação) (3GL)
Afastando-se dos comandos enigmáticos da linguagem Assembly e um passo abaixo das Linguagens de Quarta Geração, os programadores em 3GLs são favorecidos pelo uso de tipos de dados agregados, nomes de variáveis e a capacidade de definir seções de código como sub-rotinas. O programa em 3GL é chamado de Programa Fonte ou Código Fonte e posteriormente convertido por um programa especializado, o Compilador, em Código Objeto, compreensível pelo computador e CPU específicos.
Desde a introdução do compilador em 1952, centenas de 3GLs foram desenvolvidos, fornecendo benefícios específicos para programadores de aplicativos que atendem a vários domínios de negócios e científicos. Em 1957, a IBM criou o FORTRAN (FORmula TRANslator) para facilitar a pesquisa científica intensiva em matemática computadorizada. COBOL (COmmon Business Oriented Language) foi fundamental para estimular uma onda de programas que atendem à área de negócios, com sua capacidade aprimorada de fornecer serviços de manutenção de registros e gerenciamento de dados. A maioria das linguagens de programação de propósito geral usadas hoje, como C, C ++, C # e Java, são 3GLs.