Definição – o que significa linguagem de script?
Uma linguagem de script é uma linguagem que usa um método sofisticado para trazer códigos para um ambiente de tempo de execução. Principalmente, as linguagens de script são feitas para ambientes de tempo de execução específicos e automatizam parte da implementação do código.
Nesse sentido, são modernizações de um sistema que antes usava compiladores para interpretar entradas.
Definirtec explica a linguagem de script
Exemplos de implementação de linguagem de script envolvem seu uso em shells de sistema operacional e tecnologias de navegador da web e em outros lugares, onde o intérprete pode aprimorar a forma como a linguagem é usada.
Exemplo: Python
Uma comparação básica de linguagens de script na evolução da programação envolve Python, uma das linguagens mais populares usadas para muitos novos tipos de projetos envolvendo aprendizado de máquina.
Python é conhecido como uma linguagem de script em sua construção modular e automatizada, em comparação com linguagens de programação legadas como COBOL e BASIC, que são conhecidas como linguagens compiladas.
Línguas interpretadas
Em muitos casos, uma linguagem de script usa um intérprete em vez de um compilador, e é assim que você pode saber se uma linguagem é uma linguagem de script ou não.
As linguagens compiladas usam um compilador para transformar o código em linguagem assembly ou linguagem de máquina. Em contraste, as linguagens de script e outras linguagens interpretadas usam um intérprete.
O intérprete é responsável por interpretar o código-fonte para a execução do programa. Você poderia dizer que em uma linguagem de script com um intérprete, o código é a própria linguagem e é interpretado de forma relativamente rápida. Outros tipos de sistemas, como compilação just-in-time, também podem ser aplicados.
híbridos
Um exemplo da complexidade das linguagens de compilador e linguagens interpretadas, como as linguagens de script, é evidente na evolução da Sun Microsystems e seu conjunto de linguagem de programação de computador Java, que tem sido uma parte fundamental da ciência da computação por tantos anos.
Java clássico é comumente conhecido como linguagem de compilador. Ele usa o sistema de compilador tradicional para converter código em linguagem de máquina, como o C ++ e outros métodos de programação orientada a objetos de sua época.
No entanto, linguagens como JavaScript são conhecidas como linguagens de interpretador, onde em vez de usar um compilador, uma ferramenta de interpretador é usada para alterar a maneira como a sintaxe do código é usada e implementada. Se você, por exemplo, tem uma linguagem amigável de máquina virtual como ByteCode interpretando script Java para um compilador, isso seria uma linguagem interpretada.
Benefícios e desvantagens de scripts e linguagens interpretadas
Existem vários benefícios e desvantagens associados ao uso de linguagens interpretadas em vez de linguagens de compilador. A exclusividade das linguagens de script específicas do domínio e seu uso em vários ambientes de tempo de execução foram discutidos. Também existe a ideia de que os sistemas de linguagem interpretada podem ajudar quando os sistemas distribuídos têm diferentes linguagens de máquina em jogo, o que torna difícil para as linguagens compiladas preencher essas lacunas entre plataformas.
Por outro lado, alguns especialistas falam sobre latência com programas interpretados, simplesmente porque o código tem que ser executado por meio de um interpretador em vez de ser tradicionalmente compilado. Os especialistas devem avaliar esses tipos de compensações à medida que consideram se o uso de uma linguagem de script faz sentido em um determinado ambiente de projeto.
Geralmente, porém, a capacidade de abstrair a programação dessa maneira é uma parte atraente da modernização de nossas ferramentas de base de código.