Definição – O que significa Linguagem de Programação Orientada a Objetos (OOPL)?
A linguagem de programação orientada a objetos (OOPL) é uma linguagem de programação de alto nível baseada no modelo de programação orientada a objetos (OOP).
OOPL incorpora classes lógicas, objetos, métodos, relacionamentos e outros processos com o design de software e aplicativos. O primeiro OOPL foi o Simula, uma ferramenta de criação de simulação desenvolvida em 1960.
Definirtec explica a linguagem de programação orientada a objetos (OOPL)
Ao contrário das linguagens procedurais convencionais, a sintaxe de programação da linguagem de programação orientada a objetos é baseada em um ou mais objetos, enquanto a linguagem procedural incorpora procedimentos lógicos. Na OOPL, os objetos interagem uns com os outros; têm seus próprios métodos, procedimentos e funções; fazem parte de uma classe e podem ser reutilizados em um ou mais programas. Um OOPL deve exibir funções orientadas a objetos nativas, incluindo abstração de dados, herança, encapsulamento, criação de classe e objetos associados.
A maioria das linguagens de programação modernas são orientadas a objetos ou suportam o modelo OOP até certo ponto. OOPLs populares incluem Java, C ++, Python e SmallTalk.