Definição – o que significa a linguagem de primeira geração (programação) (1GL)?
Uma linguagem (de programação) de primeira geração (1GL) é um agrupamento de linguagens de programação que são linguagens de nível de máquina usadas para programar computadores de primeira geração. As instruções foram fornecidas através dos interruptores do painel frontal desses computadores, diretamente para a CPU. Originalmente, não havia nenhum compilador ou montador para processar as instruções em 1GL.
As instruções em 1GL são feitas de números binários, representados por 1s e 0s. Isso torna a linguagem adequada para o entendimento da máquina, mas muito mais difícil de interpretar e aprender pelo programador humano.
Também conhecida como linguagem de 1ª geração.
Definirtec explica a linguagem de primeira geração (programação) (1GL)
A principal vantagem da programação em 1GL é que o código pode ser executado de forma muito rápida e eficiente, justamente porque as instruções são executadas diretamente pela CPU. Uma das principais desvantagens da programação em uma linguagem de baixo nível é que, quando ocorre um erro, o código não é tão fácil de corrigir.
O programa é escrito como instruções binárias, consistindo em zeros e uns. Esta linguagem é muito adaptada a um computador e CPU específicos, e a portabilidade do código é, portanto, significativamente reduzida em comparação com linguagens de nível superior.
Os programadores modernos ainda ocasionalmente usam código de nível de máquina, especialmente ao programar funções de nível inferior do sistema, como drivers, interfaces com firmware e dispositivos de hardware. Ferramentas modernas, como compiladores de código nativo, são usadas para produzir nível de máquina a partir de uma linguagem de nível superior.