Definição – O que significa Business Process Modeling Language (BPML)?
Business Process Modeling Language (BPML) é uma metalinguagem para modelar processos de negócios e dados de negócios. Ele fornece um modelo de execução abstrato para processos de negócios colaborativos e transacionais com base no conceito de máquina de estado finito transacional.
BPML foi uma metalinguagem desenvolvida pela Business Process Management Initiative (BPMI) para modelar processos de negócios e foi descartada no suporte à Business Process Execution Language (BPEL).
O recurso BPML se destina a aplicativos de missão crítica, oferecendo suporte a transações distribuídas síncronas e assíncronas. Ele oferece um mecanismo de segurança confiável, é usado em ambientes de desenvolvimento integrados, hospeda recursos de gerenciamento de projetos e modela processos de negócios pela Internet. BPML também possui uma linguagem de consulta de processos de negócios associada para executar processos de negócios.
Definirtec explica Business Process Modeling Language (BPML)
BPML geralmente define um modelo abstrato e a gramática usada para expressar um processo genérico. Como tal, pode ser usado para definir processos de negócios corporativos, serviços da Web complexos e colaborações com várias partes.
As partes básicas que formam um modelo abstrato BPML são construções BPML. A sintaxe XML para as construções é fornecida pela especificação BPML.
Os seguintes atributos são definidos em uma especificação BPML:
- Namespace
- Características
- Imports
- Namespace de destino
As atividades em um BPML executam funções específicas e são simples ou complexas. Atividades simples, como ação, atribuição, chamada, compensação, etc., não podem ser decompostas e executar uma única operação. Atividades complexas, como all, sequence, switch, etc., são compostas por uma ou mais atividades e direcionam a execução de uma atividade de outro conjunto de atividades.
BPML não é mais de uso comum.