Definição – O que significa Wireless Markup Language (WML)?
Linguagem de marcação sem fio (WML) é uma linguagem de marcação para dispositivos sem fio que aderem ao protocolo de aplicativos sem fio (WAP) e têm capacidade de processamento limitada. Assim como o HTML é uma linguagem de marcação que renderiza conteúdo para navegadores de desktop, o WML renderiza conteúdo para dispositivos sem fio que não têm recursos de processamento apropriados. Ele faz isso definindo a pilha de protocolo e o acesso à Internet baseado em WWW para dispositivos sem fio. O WAP também possui sites escritos em WML, como sites baseados em HTML.
WML é projetado para lidar com problemas como tamanho de tela pequeno, recursos limitados de entrada do usuário, conexão de rede de banda estreita com alta latência, memória limitada e poder de processamento computacional.
Definirtec explica Wireless Markup Language (WML)
WML é análogo ao HTML de várias maneiras porque é escrito em formato de texto simples. No entanto, como os dispositivos sem fio não são os mesmos em termos de exibição, poder de processamento e layout dos botões, alguns recursos são específicos para dispositivos incorporados em WML.
A seguir estão alguns recursos-chave do WML em comparação com o HTML:
- WML é uma linguagem de marcação para pequenos dispositivos de computação sem fio.
- Em WML, podem ser definidas variáveis que armazenam dados em formato de string. Em HTML, as variáveis não podem ser armazenadas.
- WML usa script WML para scripts do lado do cliente, que é armazenado em um arquivo separado. HTML usa JavaScript.
- O formato de imagem compatível com WML é WBMP. HTML suporta JPEG, GIF e BMP.
- Um micro-navegador é usado para executar a marcação WML. Um navegador normal, como Internet Explorer, Firefox ou Chrome, é usado para executar a marcação HTML.
- WML segue a especificação XHTML e, portanto, diferencia maiúsculas de minúsculas. HTML não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.
- WML tem menos tags em comparação com HTML.
- Um baralho é um conjunto de cartas WML. Em HTML, um site é um conjunto de páginas HTML.
Dispositivos equipados com WML têm as seguintes características:
- Tamanho da tela: os dispositivos têm tela pequena e baixa resolução; portanto, o WML deve ser capaz de renderizar conteúdo, independentemente do tamanho da tela.
- Entrada: pequenos dispositivos de computação não possuem mouse ou dispositivos de navegação baseados em ponteiro. Eles podem ter um pequeno teclado numérico ou um teclado QWERTY dependendo se o dispositivo é simples ou sofisticado. O WML deve ser capaz de obter a entrada necessária do usuário, independentemente das limitações do dispositivo.
- Processamento: Eles têm baterias recarregáveis de capacidade limitada com CPU de baixa potência e pouca memória. Os navegadores WML devem agir como clientes finos e realizar um processamento mínimo no dispositivo.
- Capacidades de rede: pequenos dispositivos de computação têm baixa largura de banda e alta latência de rede. O WML deve garantir a máxima eficiência na busca de páginas da Web solicitadas no servidor.