Definição – o que significa SGML (Standard Generalized Markup Language)?
A linguagem de marcação generalizada padrão (SGML) é uma linguagem de marcação de texto que serve como um superconjunto de linguagens de marcação amplamente utilizadas, como HTML (linguagem de marcação de hipertexto) e XML (linguagem de marcação extensível).
SGML é usado para marcar documentos e tem a vantagem de não depender de um aplicativo específico. É derivado de GML (linguagem de marcação generalizada), que permite aos usuários trabalhar em estilos de formatação padronizados para documentos eletrônicos.
Definirtec explica a linguagem de marcação generalizada padrão (SGML)
A linguagem de marcação generalizada padrão apresenta as seguintes características:
- Marcação Descritiva
- Tipos de Documento
A marcação descritiva envolve o uso de código de marcação que identifica como as várias partes de um documento devem ser interpretadas. Por exemplo, o código pode identificar uma parte como um parágrafo, outra como uma nota de rodapé e ainda outra como uma lista ou um item de uma lista.
Qualquer software capaz de processar o documento marcado fará isso usando seu próprio tipo de renderização. Por exemplo, um aplicativo pode reunir partes identificadas como notas de rodapé e imprimi-las no final de cada página. Outro pode imprimir notas de rodapé no final de cada capítulo. Outro ainda pode não imprimir as notas de rodapé.
Outra característica importante da linguagem de marcação generalizada padrão é o uso de tipos de documentos e, subsequentemente, de definição de tipo de documento (DTD). Espera-se que um determinado tipo de documento tenha partes específicas e uma estrutura específica. Por exemplo, quando existe um DTD para um relatório, as partes e a estrutura do documento devem seguir o que está definido no DTD para que seja considerado um relatório. Um grande benefício é que documentos com o mesmo tipo podem ser processados uniformemente por todos os softwares capazes de processá-los.