Definição – o que significa Extensible Markup Language (XML)?
Extensible Markup Language (XML) é um formato universal, mantido pelo W3C, usado para representação e transferência de dados estruturados na web ou entre diferentes aplicativos.
A linguagem usa uma representação estruturada, permitindo que os usuários criem tags personalizadas definidas de acordo com os padrões XML Document Type Definition (DTD). A estrutura de um documento XML pode ser representada na forma de uma árvore conhecida como Document Object Model (DOM).
Definirtec explica Extensible Markup Language (XML)
XML é projetado para descrever dados, mas não se preocupa com a visualização dos dados. As tags criadas em XML são autoexplicativas e o usuário é livre para definir suas próprias tags – daí o “extensível”.
O suporte XML é fornecido por muitas plataformas de linguagem de programação para criar e processar dados XML. Simplicidade, portabilidade, independência de plataforma e usabilidade são alguns dos principais recursos que resultaram na crescente popularidade do uso de padrões baseados em XML.
XML tem sido a principal fonte de motivação para o desenvolvimento de plataformas de arquitetura orientada a serviços (SOA), como serviços da web, que não estão vinculados a nenhuma linguagem específica e colaboram efetivamente em ambientes heterogêneos. RSS, Atom, SOAP e XHTML são alguns dos padrões influenciados pelo XML.