Definição – O que significa Outline Processor Markup Language (OPML)?
Outline Processor Markup Language (OPML) é um formato XML de código aberto para a criação de contornos de texto. OPML é independente de plataforma, pode lidar com muitos tipos de dados e pode ser customizado para cada aplicativo criado. É particularmente adequado para a criação de aplicativos nos quais relacionamentos e dados devem ser atualizados continuamente. O formato é legível, autodocumentado e extensível. Alguns arquivos OPML contêm dados que especificam o tamanho, a posição e os recursos de expansão das janelas nas quais os contornos do texto são exibidos.
A OPML pode ser rapidamente compreendida e aplicada, da mesma forma que o HTML. Por ser baseado em XML, OPML pode ser adaptado a projetos empresariais, científicos ou acadêmicos.
Definirtec explica Outline Processor Markup Language (OPML)
Outline Processor Markup Language evoluiu para um formato usado para trocar listas de assinaturas entre agregadores RSS e leitores de feed RSS. Os usuários podem acompanhar seus próprios feeds RSS, bem como observar quem está se inscrevendo, de onde são e os feeds que escolheram.
OPML também tem algumas deficiências:
- O formato de data permite apenas anos de dois dígitos e o formato não está em conformidade com RFC 3339.
- O estado de expansão de algumas janelas não pode ser armazenado.
- Quando uma janela é alterada ou excluída, as janelas abaixo dela devem ser recalculadas.
- A natureza arbitrária do atributo type e o uso de atributos arbitrários em elementos de contorno faz com que a interoperabilidade dos documentos produzidos seja quase completamente dependente das convenções dos produtores de conteúdo, que podem ser nem padronizadas nem documentadas.
- Existem problemas com a identificação de documentos criados como formato XML.