Definição – o que significa Hypertext Markup Language (HTML)?
A linguagem de marcação de hipertexto (HTML) é a principal linguagem de marcação usada para exibir páginas da Web na Internet. Em outras palavras, as páginas da Web são compostas de HTML, que é usado para exibir texto, imagens ou outros recursos por meio de um navegador da web.
Todo HTML é um texto simples, o que significa que não é compilado e pode ser lido por humanos. A extensão de arquivo para um arquivo HTML é .htm ou .html.
Definirtec explica Hypertext Markup Language (HTML)
Novos desenvolvedores da Web podem confundir HTML com uma linguagem de programação quando na verdade é uma linguagem de marcação. O HTML é usado com outras tecnologias porque tudo o que o HTML realmente faz é organizar documentos. No lado do cliente, JavaScript (JS) é usado para fornecer interatividade. No lado do servidor, uma plataforma de desenvolvimento Web como Ruby, PHP ou ASP.NET é usada.
Quando um desenvolvedor da Web constrói um aplicativo, o trabalho é executado no servidor e o HTML bruto é enviado ao usuário. A linha entre o desenvolvimento do lado do servidor e o desenvolvimento do lado do cliente é confusa com tecnologias como AJAX.
O HTML nunca foi projetado para a Web que existe hoje, pois é apenas uma linguagem de marcação com severas limitações, em termos de controle e design. Numerosas tecnologias foram usadas para contornar esse problema – a mais significativa sendo a folha de estilo em cascata (CSS).
A solução de longo prazo é (ou espero que seja) HTML5, que é a próxima geração de HTML e permite mais controle e interatividade. Como acontece com qualquer desenvolvimento na Web, a mudança para os padrões é um processo lento e árduo, e os desenvolvedores e designers da Web precisam se conformar com as tecnologias atuais e suportadas, o que significa que o HTML básico continuará a ser usado por algum tempo.