Definição – o que significa o Security Assertion Markup Language (SAML)?
Security Assertion Markup Language é um protocolo de linguagem para lidar com autenticação e autorização em uma rede. É uma das várias linguagens de marcação baseadas em XML disponíveis para ajudar nos aspectos de desenvolvimento e uso da web.
Definirtec explica Security Assertion Markup Language (SAML)
A ideia da Linguagem de Marcação para Asserção de Segurança envolve reunir o usuário final com outras partes, incluindo o provedor de identidade e o provedor de serviços. Usando diferentes tipos de autenticação, o Security Assertion Markup Language ajuda os processos a lidar com essas várias funções e “triângulos” de autenticação de maneiras personalizadas para acomodar uma autenticação de Single Sign On (SSO). SAML é um recurso popular para SSO, mas concorre com outras tecnologias que facilitam esse tipo de acesso, como OpenID.
A Linguagem de marcação para asserção de segurança é um produto do Comitê Técnico de Serviços de Segurança da Organização para o Avanço de Padrões de Informações Estruturadas (OASIS) e foi desenvolvida nos primeiros anos do século XXI. O SAML combina várias tecnologias, incluindo XML, protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) e protocolo de acesso a objeto simples (SOAP), um protocolo de camada de aplicativo que ajuda a identificar partes de processos SAML.