Definição – O que significa Extensible Stylesheet Language (XSL)?
Linguagem de estilo extensível (XSL) é uma linguagem de folha de estilo usada para transformar e apresentar documentos XML. XSL é formalizado como uma especificação World Wide Web Consortium (W3C).
A especificação XSL é composta por três partes:
- Linguagem baseada em XML: usado para transformar documentos XML, que é conhecido como transformação XSL (XSLT)
- Linguagem baseada em XML (2): especifica o formato visual do documento XML, conhecido como objetos de formatação XSL (XSL-FO).
- Linguagem não baseada em XML: trata de partes específicas do documento XML, conhecidas como XML Path Language (XPath).
Definirtec explica Extensible Stylesheet Language (XSL)
Por exemplo, se uma página XML contém uma tabela que descreve os funcionários da empresa, o XML descreve esses dados, enquanto o XSL é usado pelo navegador da Web para renderizar os dados. A cor dos dados, fontes e outros atributos são armazenados no código para XSL, em vez de XML.
XSL é fundamental para organizar os dados em um formato apresentável e compreensível que pode ser facilmente classificado (ou seja, cor nos cabeçalhos das células). XSL contém dados de tempo que podem ser mostrados ou ocultados pelos desenvolvedores de acordo com um cronograma predeterminado. O XSL também pode conter dados descritivos do modelo que podem ser reutilizados com mais de uma página XML.
O XSL é frequentemente visto como uma extensão da Document Style Semantics and Specification Language (DSSSL) com os padrões CSS1.