Definição – O que significa Job Control Language (JCL)?
Job control language (JCL) é uma linguagem de script executada em um sistema operacional de mainframe IBM. Consiste em instruções de controle que designam uma tarefa específica para o sistema operacional.
JCL fornece um meio de comunicação entre o programa aplicativo, o sistema operacional e o hardware do sistema.
Definirtec explica Job Control Language (JCL)
JCL é considerada uma das linguagens de script rudes executadas em sistemas em lote IBM OS / 360. Ele pode definir nomes de conjuntos de dados, parâmetros e dispositivos de saída do sistema. Um recurso comum no DOS e no OS JCL é a unidade de trabalho, que é chamada de trabalho. Um trabalho consiste em várias pequenas etapas para a execução de um programa específico e é identificado por cartões chamados cartões de trabalho, que indicam o início do trabalho e definem exatamente como o trabalho deve ser executado.
Os sistemas operacionais DOS e OS usam 71 caracteres por linha. No entanto, o comprimento máximo é de 80 caracteres. Os caracteres 73-80 são usados para localizar as áreas de erro relatadas pelo sistema operacional.
Quando uma instrução JCL se torna muito longa e excede o limite de 71 caracteres, ela pode ser estendida usando um cartão de continuação. Uma declaração pode ser continuada para tantos cartões quantos forem necessários terminando todos os cartões JCL, excluindo o último cartão em uma instância onde uma vírgula é usada, ou usando (//) no início do cartão de continuação na coluna um e usando em pelo menos um caractere de um espaço.