Definição – o que significa JSON Query Language (JAQL)?
A linguagem de consulta JSON (JAQL) é qualquer pacote de software usado em conjunto com bancos de dados para consultar, analisar ou até mesmo formar documentos baseados em Javascript Object Notion (JSON).
JSON é um formato de intercâmbio de dados padrão para a criação de documentos semelhantes a XML e não um tipo de banco de dados definitivo, portanto, não há realmente uma linguagem de consulta padrão única. Em vez disso, existem muitas linguagens independentes desenvolvidas por diferentes organizações para manipular e analisar documentos JSON.
Definirtec explica JSON Query Language (JAQL)
O JSON se materializou devido a uma necessidade percebida de comunicação cliente-servidor em tempo real e com monitoramento de estado, sem a necessidade de usar plug-ins de navegador, como applets Java ou Flash, como era a norma no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Ele foi originalmente baseado em um subconjunto de JavaScript, mas é um formato de dados independente de linguagem e, como tal, não tem linguagem de consulta formal, mas existem muitas implementações diferentes em uma linguagem de consulta para JSON.
Linguagens de consulta compatíveis com JSON:
- JAQL – processamento funcional de dados e linguagem de consulta para aplicativos JSON e Big Data. Originalmente começou como um projeto de código aberto no Google, mas foi escolhido pela IBM para ser usado como a linguagem de processamento de dados principal para seu software de Big Data, Hadoop.
- JSONiq – linguagem de programação e consulta funcional projetada para consulta declarativa e pode transformar coleções de dados em JSON, XML ou formatos textuais não estruturados.
- XQuery – tem a mesma função que o anterior, mas foi feito especificamente para XML, mas também funciona com JSON e outros formatos.