Linguagem comum orientada para os negócios (cobol)

Definição – O que significa Common Business Oriented Language (COBOL)?

Common Business Oriented Language, popularmente conhecida como COBOL, é uma linguagem de programação baseada em negócios projetada para uso exclusivo em computadores mainframe pelo Short Range Committee em 1959 para aplicativos de negócios.

Como qualquer outra linguagem de programação, COBOL usa sintaxe baseada em linguagem natural de palavras-chave e construções. Existem três versões principais do COBOL aprovadas pelo American National Standards Institute (ANSI) – COBOL-68, COBOL-74 e COBOL-85. O COBOL-68 é composto de linguagem básica com palavras-chave e construções. O COBOL-74 é composto de recursos adicionais não presentes no 68. O COBOL-85 é composto de extensões definidas pelo usuário e orientadas a objetos para a linguagem COBOL-74. A última edição é a edição COBOL-2002, que varia muito em relação a suas antecessoras.

Definirtec explica Common Business Oriented Language (COBOL)

Como o nome sugere, essa linguagem foi projetada para programar aplicativos financeiros e de negócios. Por ser utilizado por pessoas com experiência no domínio financeiro, sua sintaxe é fácil e quase equivalente à linguagem natural. É uma linguagem de programação de alto nível. A linguagem COBOL é herdada de três linguagens principais – FLOWMATIC, COMTRAN e FACT.

A especificação COBOL tradicional tinha uma série de vantagens sobre as outras linguagens, pois encorajava um estilo de codificação direto. Por exemplo, sem ponteiros, tipos definidos pelo usuário ou funções definidas pelo usuário.

Os programas de linguagem COBOL são altamente portáveis, pois não pertencem a um fornecedor específico. Eles podem ser usados ​​em uma ampla variedade de hardware e software e oferecem suporte à maioria dos sistemas operacionais existentes, como Windows, Linux, Unix, etc. É uma linguagem autodocumentada. Qualquer pessoa com uma boa gramática em inglês pode ler e compreender um programa COBOL. A natureza de autodocumentação do COBOL ajuda a manter a sincronização entre o código do programa e a documentação. Assim, a facilidade de manutenção é alcançada com COBOL.