Definição – O que significa Open Digital Rights Language (ODRL)?
Open Digital Rights Language (ODRL) é uma expressão de padrões de metadados de direitos de conteúdo, que contém linguagem baseada em XML e é um modelo de dados para direitos digitais. A linguagem de especificação para ODRL é usada na distribuição de conteúdo. Isso inclui um acordo sobre condições e expressões de termos de conteúdo, que inclui obrigações, ofertas, permissões e acordos com os proprietários dos direitos. ODRL é um software de código aberto que contém padrões que dão precedência à expressão de direitos sobre o conteúdo digital. Foi produzido pela comunidade de gestão de direitos digitais (DRM).
Este termo também é conhecido como ODRights Language.
Definirtec explica Open Digital Rights Language (ODRL)
O ODRL pode ser conectado a arquiteturas DRM existentes ou a estruturas abertas, como aquelas que oferecem serviços DRM ponto a ponto (P2P). ODRL é considerado uma forma de expressar políticas de DRM que se esforçam para ser compatíveis com muitas outras linguagens na comunidade de DRM. ODRL tem operado em conjunto com o desenvolvimento de padrões por grupos como:
- ONIX International
- Fórum OpenEBook
- Association of American Publishers
- Federação Internacional de Associações de Bibliotecas
- Grupo de Trabalho de Troca de Livros Eletrônicos
ODRL não inclui qualquer forma de contrato de licenciamento e, portanto, é considerado software de código aberto.
Há muitos fornecedores disputando a posição de produtores de software de padrões oficiais para direitos técnicos no gerenciamento de direitos digitais. Incluída na lista está a Extensible Media Commerce Language (XMCL), que foi inicialmente proposta pela RealNetworks. Endossantes do XMCL, do qual ODRL é um subconjunto, incluem Adobe, Sony e Sun. Padrões para a indústria de entretenimento digital foram estabelecidos por meio dessas linguagens, que se esforçam para gerenciar conteúdo digital sem software DRM ou outro software, como e-commerce ou codecs. O XMCL obteve o maior apoio de empresas de tecnologia de mídia e defensores do código aberto.