Definição – O que significa Limpeza Remota?
Um apagamento remoto se refere a um sistema em que um administrador pode excluir dados remotamente em um dispositivo de hardware ou sistema. Os recursos de apagamento remoto geralmente fazem parte de sistemas de gerenciamento de segurança abrangentes que tratam de questões como políticas de uso de seu próprio dispositivo (BYOD) ou lacunas de segurança em redes de computação distribuídas.
Definirtec explica o apagamento remoto
Uma limpeza remota geralmente se refere à exclusão de dados em um dispositivo. Outros tipos de apagamentos, como apagamentos corporativos, distinguem ainda mais as diferentes estratégias de exclusão de dados.
Durante uma limpeza remota, a exclusão é acionada a partir de um ponto de extremidade do sistema remoto. Muitos tipos de apagamentos remotos podem ser configurados de diferentes maneiras. O apagamento remoto pode ter como alvo informações específicas da empresa ou apagar todas as informações em um dispositivo / sistema. Em muitos casos, o apagamento remoto é projetado para fornecer soluções rápidas e eficazes para violações de segurança ou outras crises.
Conforme mencionado, o apagamento remoto pode ser extremamente útil em casos de sequestro de dispositivo / sistema ou acesso não autorizado. Vários usuários têm defendido uma alternativa, conhecida como bloqueio remoto, em que as informações permanecem em um dispositivo / sistema, mas o acesso é impedido. Com um bloqueio remoto (em vez de um apagamento remoto), os responsáveis por um sistema não perdem automaticamente todas as informações. Qualquer um desses recursos de segurança é útil, como quando um dispositivo móvel é roubado ou quando os administradores acreditam que outros usuários estão roubando informações por meio de unidades flash USB (Universal Serial Bus) ou outros recursos.