LiFi

LiFi é uma tecnologia de comunicação sem fios de curto alcance que utiliza luz visível para transmitir dados. Foi demonstrado pela primeira vez em 2011 por Harald Haas, da Universidade de Edimburgo, que cunhou o termo.

O LiFi pode ser usado para criar uma rede sem fios de uma forma semelhante ao WiFi, mas com várias vantagens. Uma delas é que o LiFi pode transmitir dados a velocidades muito maiores do que o WiFi, potencialmente até 10 Gbps. Isto porque o LiFi utiliza luz visível que tem uma largura de banda muito maior do que as ondas de rádio.

Outra vantagem do LiFi é que ele é muito mais seguro que o WiFi, pois pode ser usado para criar uma rede fechada que não é acessível a pessoas de fora. Isto porque a luz usada para transmitir os dados não consegue penetrar nas paredes, por isso o sinal está confinado a uma área específica.

O LiFi também tem algumas desvantagens. Uma delas é que requer uma linha de visão entre o transmissor e o receptor, portanto não funciona bem em áreas com obstáculos, como móveis. Outra é que ainda não está tão disponível como o WiFi, por isso há menos dispositivos que o suportam.
Apesar destas desvantagens, o LiFi está a tornar-se cada vez mais popular e é visto como um sucessor potencial do WiFi em muitas aplicações. Qual é o alcance do LiFi? O alcance do LiFi é de até 10 metros.

Quem é o fundador do LiFi?

O fundador da LiFi é o Professor Harald Haas, um Presidente em Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo, e o co-fundador e Chief Scientific Officer (CSO) da LiFi pura. Ele é um especialista líder mundial em comunicações ópticas sem fio, e tem trabalhado em sistemas de comunicação de luz visível (VLC) – a tecnologia que forma a base da LiFi – por mais de uma década.

Quão rápido é o LiFi? O LiFi é uma tecnologia de comunicação sem fios que utiliza a luz visível para transmitir dados. É semelhante ao WiFi em termos de velocidade e alcance, mas tem a vantagem de não ser susceptível a interferências de outros dispositivos sem fios. O LiFi pode atingir velocidades de até 10 Gbps, que é comparável aos routers WiFi mais rápidos actualmente disponíveis. O LiFi é prejudicial? Não, o LiFi não é nocivo. O LiFi é uma tecnologia de comunicação sem fios de curto alcance que utiliza luz visível para transmitir dados. O LiFi é semelhante ao WiFi na medida em que permite que os dispositivos se liguem à Internet sem fios. No entanto, o LiFi tem uma série de vantagens sobre o WiFi, incluindo taxas de dados mais elevadas, menor latência e maior segurança.

Quais são as desvantagens do LiFi? A principal desvantagem do LiFi é que ele não é compatível com a infra-estrutura existente. Isto significa que seria muito caro implantar em larga escala. Além disso, os sinais LiFi podem ser interrompidos por obstáculos, por isso não seria adequado para aplicações onde a confiabilidade é crítica.